Duvidas Frequentes

1. Qual é o papel do Ministério Fé e Política (MFP) na diocese?

O papel do MFP é estar a disposição do Conselho Diocesano para articular os debates sobre políticas públicas e assessorar o acompanhamento eleitoral na diocese, com os discernimentos que se fizerem necessários. Além disso, deverá acompanhar o Coordenador Diocesano e o Conselho Diocesano nas articulações com as instituições públicas e políticas do estado brasileiro, oferecendo uma adequada e isenta leitura do cenário político local, inclusive, promovendo análises de conjuntura nos fóruns privilegiados consitituídos da RCC – seja em eventos, seja em reuniões.

 

2. Como posso entrar para o Ministério Fé e Política (MFP) ?

Basta procurar o Coordenador Diocesano do Ministério Fé e Política e dizer que você quer participar do MFP. Ele estará incluindo seu nome entre os mobilizadores da consciência política da RCC. Com isso, você poderá ajudar nas mobilizações que forem acontecer na sua diocese dentro do ministério.

Caso o seu interesse seja participar da Equipe Diocesana do MFP, será necessário aguardar o discernimento e convite por parte do coordenador diocesano do MFP. Ele mesmo também deverá ser objeto de discernimento do Coordenador Diocesano da RCC.

 

3. Quero ser candidato da RCC. Como devo proceder?

Lamentavelmente a RCC não incentiva a promoção de candidaturas que escolham a via dos projetos pessoais para apoiar.

 

4. Gostaria de participar das formações do MFP na RCC. O que devo fazer?

Apresente-se ao coordenador diocesano do MFP declarando esta intenção. Ele o convidará na próxima oportunidade. Além disso, fique atento aos portais e sites da RCC. Todos os eventos e anuncios passam por ali.

 

5. Como fica quando se fala de Coordenação Estadual do MFP?

Os mesmos critários são válidos para a esfera estadual, com as respectivas correspondências de cada caso.