Photo0063

O nome Uganda deriva do reino de Buganda, que ainda hoje é considerado administrativamente como uma entidade semiautônoma, compreendendo toda a Região Central do país, incluindo a capital Kampala. Os túmulos dos Reis de Buganda em Kasubi (uma colina em Kampala) são considerados patrimônio da humanidade. Uganda teve a independência da Grã-Bretanha em 9 de outubro de 1962.

Uganda tem 56 grupos étnicos e 30 línguas distintas. Isto significa ter 30 diferentes culturas e também considerando as subculturas respectivamente. Uma pesquisa identificou no ano de 1971, 63 línguas ou dialetos.

Para melhor localizá-los, a Missão RCCBrasil está situada na cidade de Mbarara, no sudoeste de Uganda, com maioria da população pertencente ao grupo étnico de Bantu, Hamite ou Hima, povo que fala em sua maioria o Runyankore (dialeto local proveniente do bantu).

Como é notória, a diversidade linguística aqui de Uganda, como em toda África é também um grande desafio missionário. Uganda tem como língua oficial o inglês, mas em função da herança tribal, falam-se outros incontáveis dialetos. Uma verdadeira aventura carismática.

Fonte: Book “Tips on Ugandan culture – A visitor’s guide” by Shirley Cathy Byakutaaga

Comentários: