A Missão Uganda da Renovação Carismática Católica do Brasil teve início em novembro de 2012, e é a primeira missão internacional de longa duração realizada pela RCC do País.

A Uganda foi escolhida para a base internacional de missão depois de um convite de Padre Emmanuel Tussime, presidente do Subcomitê Africano do Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica (ICCRS), que depois de uma visita ao Brasil, ficou encantado com a ousadia missionária dos jovens carismáticos. Aceitamos o chamado.

Chegando lá, encontramos uma terra de órfãos. Órfãos da guerra, da fome, da miséria, da AIDS. Crianças e jovens sem perspectiva de vida, de futuro, vítimas do descaso, do horror do pecado social. Mas, veio a Boa Notícia! Jesus anunciado em terras ugandenses. Um trabalho simples, mas ousado.

Num país com alto grau de mortalidade, crianças e adultos perecem. Os pequenos que não tem a vida ceifada sofrem a consequência da pobreza. Diante deste cenário, a Missão Uganda trabalha, especialmente com as crianças, oferecendo educação básica, cuidados com a saúde e também catequese.

Este é um desafio assumido pela RCC do BRASIL e que precisa ser sustentado pelas mãos dos carismáticos de todo nosso país. Cremos que se vivermos a unidade pedida e ensinada pelo Senhor, poderemos avançar e contribuir para que seja resgatada a dignidade de tantos filhos e filhas de Deus hoje abandonados. Sejamos colaboradores de um Novo Pentecostes na Uganda, pois isso é viver como Jesus ensinou, isso é ser cristão!

 

As Missionárias

A missão iniciou quando duas missionárias da RCCBRASIL partiram para a Uganda, local onde nos próximos anos elas desenvolverão trabalhos de evangelização e assistência nas diversas necessidades sociais local.
Rita de Cássia Luiz de Sá, de Rondônia, e Fabiany de Souza Silva, do Mato Grosso, receberam um chamado feito pelo próprio Jesus a se doar em missão. Depois de permanecerem na casa missão de Pelotas/RS, elas partiram para a África, onde têm testemunhado e provado o significado do amor, aquele que se doa pelo outro, aquele que crê, que com sua força, pode curar o mundo.

 

Comunicação

Para facilitar a comunicação com os brasileiros, as missionárias criaram uma página na rede de relacionamento Facebook, intitulada Missão África RCC Brasil, onde são postados fotos, vídeos e comentários acerca daquilo que acontece diariamente na África.

Hoje, a Missão conta com a plataforma do Blog, onde podem centralizar as informações, testemunhos, galeria de fotos, vídeos e ferramentas que facilitarão a comunicação sobre o andamento da missão RCCBRASIL na Uganda.

 

Lema da Missão

“Põe tua mão nas minhas chagas” (Jo 20, 27b)

“Alguns que visitam e moram em Uganda não veem estes que aqui muito necessitam. Não veem, pois são como Tomé; precisam tocar para então acreditar. E, de fato, é isso mesmo, estão corretos! É preciso tocar e tocar nas feridas. Tocando nelas estarão tocando o próprio Jesus”.
Como estas palavras faziam inquietar e arder o coração de nossas missionárias! Não tinham dúvidas de que era Deus falando. Quando, iniciaram a oração diária, Jesus veio veementemente revelar-se. Com clareza as palavras de Jesus vieram nos seguintes termos: “A partir de hoje eu me permito ser tocado por ti”.
“Põe teu dedo aqui e vê minhas mãos! Estende tua mão e põe-na no meu lado e não sejas incrédulo, mas crê!” (Jo 20,27). Jesus que nos toma por Tomé, permitindo-nos a graça de tocá-lo. Tocar as suas chagas, tocando as feridas deste povo tão sofrido. Feridas da desolação, opressão, fome, inumeráveis enfermidades, conflitos sociais, feridas do pecado e tantas outras somente visíveis aos olhos de Deus.

Leia o testemunho da Coordenadora da base Missão, Fabyani Silva clicando aqui.