Orestes 1

Paz e alegria caríssimos…

Entre os dias 16 à 24 de fevereiro  recebemos, como Renovação Carismática Católica de Uganda (RCCUganda,) a presença do Diretor do Escritório Internacional da Renovação Carismática Católica (ICCRS), Oreste Pesare. Foram quase dez dias de reuniões, envolvendo todas as equipes de serviço organizadoras do II Encontro Mundial da Renovação Carismática Católica (RCC) no continente africano. Como sabem, a conferência internacional acontecerá nos dias 30 de junho a 13 de julho deste ano.

Oreste começou sua visita aqui em Mbarara, onde estou como missionária da RCCBrasil, e que será local para a segunda semana do encontro, onde os participantes terão a possibilidade de fazer a experiência de serviço aos pobres. Inclusive na vila onde desenvolvemos o Kareebi Project com crianças. Em sua fala inicial, ele alertou: “nós podemos fazer muitas coisas, mas a antes de tudo nosso chamado é ser discípulos de Jesus”.

Enquanto eu anotava o que dizia, o diretor do ICCRS perguntou: “somos discípulos de Jesus ou dos projetos e coisas que devemos fazer?”, motivando-nos a escolher de novo sermos discípulos de Jesus em nossas vidas e missionários em cada serviço que devemos fazer. Aleluia!

E acrescentou: “Por que você esta aqui hoje, você que tem tantas coisas pra fazer? Eu sei por que. Porque um dia o Senhor tocou a sua vida. Eu te convido a um novo compromisso com o Senhor”. E convocou-nos, como equipe organizadora, a receber as nações como se estivéssemos a receber o próprio Jesus.

Depois seguimos juntos para a capital Kampala, que sediará a semana de conferência para os líderes. Também lá, além de olhar para a parte estrutural e organizacional que exige o evento, encorajou a todos os membros de comissões. Em uma manhã ele partilhou conosco sobre sua experiência pessoal com o Senhor e a graça de participar de uma missa privada, junto com sua esposa, presidida pelo Papa Francisco.

Com a alegria, testemunhou que ele podia sorrir porque havia encontrado Jesus. E nos indagou: “Você é capaz de ouvir o Senhor? Este é o grande tesouro que nós temos em nossas vidas!”. Com essa premissa, contou-nos como tem experimentado a providência de Deus em seu chamado. “Ele é o provedor” afirmou ele, referindo-se a Jesus.

Oreste assegurou que Jesus pode providenciar para nós a qualquer momento, de uma maneira que a gente nem imagina. Ainda lembrou que, às vezes, o Senhor espera aquela situação em que estamos sem escolhas, então nelas Ele nos responde providentemente.

Com um breve resumo, lembrou que a Renovação Carismática Católica esta em um caminho para celebrar seu jubileu: 50 anos no mundo. Recordou com alegria o primeiro mundial com a juventude no Brasil, em Foz do Iguaçu/PR. E apontou para mim, como a dizer que este era um dos frutos daqueles dias inesquecíveis.

Lembrou que esta era a primeira vez de um encontro como este na África e que tudo se culminará em 2017, na Praça de São Pedro em Roma, numa grande festa de Pentecostes.

Finalmente, fez considerações sobre o documento eclesial – A Alegria do Evangelho – falando que ele descreve a vida de um carismático em fogo. E que na missa com o Santo padre, este lhe fizera dois pedidos: trabalhar pela unidade da RCC e orar por ele. Orestes acrescentou: “Ele, o Papa, conhece bem a RCC. Ele conhece você”. Claro que vibramos juntos com estas palavras.

Concluiu com a palavra direcionadora para as equipes: “Sabeis que o vosso trabalho no Senhor não é em vão” I Cor 15, 58b. Lembrou que este era um momento para que experimentássemos de novo a graça de Pentecostes. E se possível trazer outros mais.

Foram momentos de grande graça, saímos todos com os corações mais abrasados e dispostos ao serviço. Amém, aleluia!

Comentários: