Pregação

Carta aos pregadores – Conselho Carismático Católico Latino-Americano (CONCCLAT)

homem-pregando

Prezados senhores bispos, sacerdotes e membros dos conselhos nacionais, diocesanos, paroquiais, comunidades e grupos de oração da Renovação Carismática Católica (RCC) da América Latina, e Caribe e da comunidade hispânica dos Estados Unidos e Canadá:
Que o poder do Espírito Santo enviado por Nosso Senhor Jesus Cristo a partir do Pai e pela intercessão poderosa da Bem Aventurada Virgem Maria, preencha os corações e reavive em nós a chama de Pentecostes para que guiados por sua luz alcancemos a santidade e a comunhão perfeita com Deus, com nossos irmãos e com toda a criação.O Conselho Carismático Católico Latino Americano (CONCCLAT) reunido na cidade de Guadalajara, México, considerou de vital importância para a construção da unidade e da conservação da identidade própria desta corrente de graças, dar alguns esclarecimentos sobre os evangelizadores (pregadores, cantores e ministérios) que embora manifestando carismas ordinários e extraordinários não devem ser identificados com a RCC por não estarem diretamente vinculados à sua organização em nenhuma de suas instâncias e, ao mesmo tempo, expor alguns critérios que ajudarão a iluminar o discernimento das comunidades quando quiserem estender convites a evangelizadores nacionais e internacionais.
É importante ressaltar a graça multiforme que o Espírito Divino tem derramado na sua Igreja, onde encontramos leigos e membros do clero que foram abençoados com toda espécie de dons espirituais que, além de embelezar a Casa de Deus, são também um instrumento valioso para o anúncio do Evangelho ao mundo de hoje. Ainda que muitos desses irmãos apresentem dons e carismas extraordinários, nem sempre pertencem à corrente da RCC, mas são também de outros movimentos apostólicos, congregações, religiosas, dioceses e/ou associações independentes da estrutura da RCC. É nossa intenção valorizar e promover esta realidade que nos enriquece.
Não desejamos rotular, segregar ou discriminar, somente nos move o desejo de estender pontes para alcançar uma unidade sólida e também derramar uma luz sobre a identidade de muitos que pretendem servir a Igreja em nome da RCC sem, contudo, estarem ligados a ela.
Também é de suma importância reconhecer que alguns destes irmãos exercem seus carismas guiados por um interesse independente, personalista e individualista e não pelo desejo da construção do Reino de Deus e da edificação das comunidades. É por isso que consideramos nossa obrigação estabelecer critérios simples de discernimento que permitam às comunidades fazer convites seguros aos evangelizadores provenientes de outras cidades ou países e garantir perante nossos legítimos pastores a preservação do depósito da fé que recebemos e proclamamos.
Em vista do exposto acima, ao pretender fazer convites a evangelizadores, sejam eles cantores, pregadores, intercessores ou de qualquer outro ministério, devemos antes nos indagar sobre os seguintes aspectos:
Comunhão: que o evangelizador esteja em comunhão com a autoridade eclesiástica de sua jurisdição e, caso ele se identifique como membro da RCC, que esteja em comunhão com as coordenações do movimento.
2-Doutrina: que o evangelizador não dê ensinos e/ou doutrinas que se encontrem em oposição ao ensinamento da Igreja Católica.
3-Testemunho: que seja evidente o exemplo pessoal e comunitário que o evangelizador tenha dado durante todo o exercício de seus carismas.
4- Sentido evangelizador não lucrativo: desabonar evangelizadores que estabelecem tarifas fixas como requisito para aceitarem um convite, portanto, exortamos as comunidades pertencentes à RCC a nunca perderem de vista o sentido pastoral de nossa missão e a não concordarem com essas exigências que colocam o lucro acima do interesse pela proclamação da Palavra de Deus.
5. No caso do evangelizador apresentar-se como participante da RCC, solicitar carta de apresentação do Conselho Nacional da RCC de seu país e/ou do coordenador diocesano da diocese a qual pertence o evangelizador. 6. Sempre solicitar carta de apresentação do bispo titular da jurisdição a qual pertence o evangelizador.
Estas simples orientações, exercidas com caridade, e seguindo os princípios da informação, da comunicação e da transparência, nos permitirão atingir um maior crescimento nas nossas comunidades e alcançar os objetivos da RCC de forma mais segura diante de eventuais questionamentos da hierarquia com respeito a queixas de muitos irmãos e irmãs que tenham sido confundidos em sua boa fé por pessoas que, com seus carismas, pretendam construir uma causa própria e não a casa comum que nos identifica como verdadeiros cristãos: a Igreja.
Recorremos à intercessão da Beata Elena Guerra, Apóstola do Espírito Santo, para que os caminhos da RCC sejam conduzidos pela vontade divina e nos levem hoje e sempre aos pés de Cristo, sob os cuidados da Virgem Maria de Guadalupe, Estrela da Evangelização.

Guadalajara,México, 22 de Julho2015.

+LUIS MORAOANDREAZZA

Bispo de Chalatenango, ElSalvador Assistente Episcopal do CONCCLAT

Maria Eugenia De Góngora -  Presidenta

ANDRÉ SARANGO – Vice-presidente