Pregação

Sete pães e alguns peixinhos

Estamos inaugurando a seção do nosso blog intitulada “Vivendo a vida no Espírito”, pois a cada semana teremos uma palavra para motivar a nossa caminhada de pessoas que foram batizadas na morte de Jesus pelo batismo e, com Jesus, renascidas para uma vida nova, a do Espírito.

 

Diante de tantos relatos de irmãos e irmãs atribulados e angustiados pelas dificuldades de sua vida e de seu ministério, queremos hoje trazer um lindo ensinamento de Jesus.

 

“Pergunta-lhes Jesus: ‘Quantos pães tendes? ‘  “Sete e alguns peixinhos”– responderam eles. Mandou então a multidão assentar-se no chão, tomou os sete pães e os peixes e abençoou-os. Depois os partiu e os deu a seus discípulos, que os distribuíram à multidão.” (Mt 15, 33-36)

 

COMO MULTIPLICAR OS BENS NA NOSSA VIDA

 

Estes versículos são retirados da passagem do Evangelho que relata a segunda multiplicação dos pães, e aqui Jesus nos ensina o que fazer para lidar com as situações de carência na nossa vida, seja ela carência de coisas materiais, carência de saúde, de amor, de bons relacionamentos, ou qualquer outra.

 

Para bem entendermos este ensinamento é importante que leiamos desde o versículo 32 até o versículo 37 de Mateus, capítulo 15.

 

Em resposta à pergunta dos discípulos: “De que maneira procuraremos neste lugar deserto pão bastante para saciar tal multidão?”, Jesus lhes faz outra pergunta: “Quantos pães tendes?”.

 

Jesus nos ensina aqui duas coisas muito importantes:

 

1. FAZER UMA ANÁLISE DA REALIDADE A PARTIR DE UMA VISÃO ESPIRITUAL

 

Muitas vezes fazemos como os discípulos desta passagem do Evangelho, olhamos para a nossa vida e enxergamos o deserto, onde achar pão no deserto ou saúde no meio da doença, ou paz no meio do conflito?  Jesus mostra como, Ele nos diz para olhar não para o que falta, mas para o que temos. “Quantos pães tendes?”

 

Temos problemas na família. Estas pessoas na sua casa ainda se amam? Quanto amor tendes?

 

Estamos doentes. Quantos órgãos ou membros de nosso corpo tem saúde, não estão doentes? Não olhar para os fragmentos, os pedaços, mas para a obra prima que somos. “Sede bendito por me haverdes feito de modo tão maravilhoso.” (Sl 138, 14ª)

 

Estamos com problema de relacionamento. Quanto desejo de fazer a vontade de Deus, perdoando e amando, tendes? Não olhar para a mágoa, nem para a falta de perdão, mas olhar para o Evangelho de Jesus e seus ensinamentos. Deus quer que vivamos unidos, amando, perdoando, edificando-nos mutuamente. O salmo 132, que fala da união fraterna, vai nos dizer que quando vivemos unidos o Senhor derrama a vida e uma bênção eterna sobre nós, que a união entre nós é um penhor de prosperidade.

 

Qualquer que seja a carência que tivermos, Jesus nos ensina a olhar com fé, olhar para o que temos, pois Ele multiplica a partir do que lhe apresentamos. Como na matemática, o zero não é multiplicado.

 

2. ABENÇOAR PELA AÇÃO DE GRAÇAS O QUE TEMOS

 

“…tomou os sete pães e os peixes e abençoou-os.”

 

Aqui Jesus nos ensina a abençoar aquilo que temos a partir da ação de graças. Exemplificando, se estamos doentes, ao invés de nos lamentarmos pela falta de saúde, agradecemos a Deus pela vida e pelas coisas que ainda podemos fazer, apesar da doença. Louvar a Deus, que é o Senhor da vida, agradecer a Ele porque nos ama, agradecer porque Ele pode tirar um bem até das coisas ruins que nos acontecem.

 

Partilho um testemunho pessoal. Logo que vendi minha escola de idiomas, resolvi me dedicar só a aulas particulares, pensando que logo teria muitos alunos. Os primeiros dois anos não foram fáceis, porém. Foi então que comecei a louvar a Deus e agradecer pelo pouco que tinha. Cada vez que um aluno me pagava, logo que tinha a oportunidade de ficar sozinha, eu pegava o dinheiro do pagamento, louvava e agradecia a Deus por ele e depois, com o coração transbordando de gratidão, separava os 10% do dízimo, dizendo ao Senhor: “Eu dou este dízimo com alegria, pois se tenho para dar é porque recebi primeiro.”  E os alunos começaram a vir, um depois do outro, um melhor que o outro. Hoje estou lotada, com lista de espera, e os pedidos por aula não param de chegar. A ação de graças, a partir do pouco que tinha abençoou este pouco, que foi muitas vezes multiplicado.

 

Através desta passagem do Evangelho, Jesus quer nos ensinar a multiplicar os bens na nossa vida, quer nos ensinar a ter uma visão espiritual dos acontecimentos e das circunstâncias e, sobretudo, quer nos ensinar a sermos agradecidos ao Pai.

 

“Dá ao Altíssimo conforme te foi dado por Ele, dá de bom coração de acordo com o que tuas mãos ganharam, pois o Senhor retribui a dádiva, e te recompensará tudo sete vezes mais.” (Eclo. 35, 12-13)

 

Maria Beatriz Spier Vargas
Coordenadora Nacional do Ministério de Pregação RCC-Brasil