capa

Fé, celebração, vida… Palavras que resumem, para nós missionárias da RCCBrasil aqui em Uganda,  esta semana que passou. A conferência anual da Arquidiocese de Mbarara reuniu diversas expressões da Igreja no louvor, orações, cantos, pregação da Palavra de Deus e, sobretudo, na Celebração Eucarística. Crianças, jovens e adultos… Milhares de pessoas reunidas em torno de uma Pessoa: Jesus Cristo!

E para os carismáticos brasileiros que estão prestes a realizar o ENF – Encontro Nacional de Formação – para a liderança, fica a dica: nada de reclamações ou murmurações. Quantas vezes nos queixamos do ônibus, do alojamento, das filas, dos banheiros, da comida, etc…

Para esta conferência, muitos caminharam longas distâncias. Os que tiveram condições vieram amontoados em caminhões. Lugar para dormir, com banheiros como os nossos, com água encanada e vaso sanitário?  Nada disso. A maioria dos conferencistas dormiu ao relento, apenas jogaram alguma coisa sobre o chão e se cobriram como puderam. Carregavam água para tomar banho e higiene pessoal e os que conseguiam usavam as poucas latrinas disponíveis.

Para este ano da conferência sentimo-nos tocadas de servir a alimentação às pessoas que estavam envolvidas nos serviços diversos. Sabe qual era a alimentação diária? Feijão, arroz e posho (uma espécie de massa branca feita a partir de farinha feita do milho). Uma vez ou outra tínhamos o matoke (massa feita da banana verde cozida), um pouco de repolho cozido ou um molho feito de amendoim triturado.

Para beber, nós que somos acostumados aos sucos, refrigerantes e cia, tínhamos água, que sempre precisávamos ferver antes de ser servida. Nada de água mineral. Tínhamos também alguns vendendo alimentação, mas para um grupo reduzido em comparação ao número de pessoas que estavam presentes. Contando com poucos recursos financeiros, os demais preparavam a sua própria comida, que previamente trouxeram de suas casas.

E não pensem que esta realidade afetou a alegria do encontro. De onde estávamos podíamos ouvir a vibração e entusiasmo. A cada pregação, um novo sopro do Espírito Santo. Um renovado ar de esperança. E em meio a tantos conflitos que brotam no seio da mama África, foi no sábado, na noite luminosa, que rezamos por todas as nações. Declaramos Jesus como luz verdadeira. Um clamor pela paz, a começar em nossas vidas e famílias.

Rezamos pela Renovação Carismática Católica do Brasil que se reúne em torno do tema da unidade. Pela família carismática do mundo inteiro que em junho e julho deste ano se reunirá aqui na África. Com representantes de outros países, já não éramos mais estranhos. Estávamos todos unidos pelo Amor. Amém! Aleluia!

Comentários: